"FIRME NAS PROMESSAS DE JESUS". Filipenses 3.17-4.1

Avulsos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views

Permaneceremos firmes no Senhor Jesus se formos obedientes e persistentes em nosso chamado.

Notes
Transcript
Grande ideia: Permanecemos firmes no Senhor Jesus quando somos obedientes e persistentes em nosso chamado.
Estrutura: Temos um modelo de conduta (vv. 17-18), temos um destino espiritual (vv. 19-21) e temos um chamado à obediência (4.1).
154 - FIRMES NAS PROMESSAS
Firme nas promessas do meu Salvador, Cantarei louvores ao meu Criador Fico pelos séculos no seu amor, Firme nas promessas de Jesus! [coro] Firme firme, firme nas promessas de Jesus Meu Mestre, Firme, firme, sim firme nas promessas de Jesus! Firme nas promessas não irei falhar, Vindo as tempestades a me consternar. Pelo Verbo Eterno eu hei de trabalhar, Firme nas promessas de Jesus! Firme nas promessas sempre vejo assim, Purificação no sangue para mim. Plena liberdade gozarei sem fim, Firme nas promessas de Jesus! Firme nas promessas do Senhor Jesus, Em amor ligado com a Sua cruz. Cada dia mais alegro me na Luz, Firme nas promessas de Jesus! Russel Kelso Carter (1848-1928)
Modelo. (vv. 17-18)
(a) O apelo de Paulo é enfático: “sede imitadores meus”.
1Coríntios 4.16 (NAA)
16 Portanto, eu peço a vocês que sejam meus imitadores.
1Coríntios 11.1 (NAA)
1 Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo.
Hebreus 13.7 (NAA)
7 Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês; e, considerando atentamente o fim da vida deles, imitem a fé que tiveram.
Jonas Madureira:
Paulo desafiou os cristãos de seu tempo a serem imitadores de Cristo, mas, para isso, eles deveriam, em primeiro lugar, imitá-lo. Portanto, o discipulado deve ser sempre uma imitação de Cristo por meio da pregação apostólica. Essa pregação deve moldar nossa mente e nosso coração, ou seja, nossa inteligência e nossa imaginação, a ponto de nossas ações e identidade serem completamente moldadas e orientadas por ela.
(b) Paulo ainda fala de crentes que “andam segundo o modelo”.

τύπος (typos), SUBS. tipo; exemplo. Equivalente hebraico: צֶ֫לֶם 1 (1), תַּבְנִית (1).

Uso do Substantivo

1. exemplo — uma forma representativa ou padrão; frequentemente por imitação ou replicação.

1Timóteo 4.12 (NAA)
12 Ninguém o despreze por você ser jovem; pelo contrário, seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.
(Soren Kierkgaard):
Há apenas um único nome no céu e na terra, somente um único caminho, somente um único modelo. Aquele que escolhe seguir após Cristo, escolhe o nome que está acima de todo nome, o modelo, que está elevado acima de todos os céus, mas contudo também tão humano que ele pode ser modelo para um ser humano para que seja nomeado e possa ser nomeado no céu e na terra, em ambos os lugares como o mais elevado de todos. Pois há modelos cujos nomes podem mencionados somente na terra, mas o mais elevado de todos, o único, tem de possuir esta característica exclusiva, pela qual, por sua vez, ele é reconhecido como sendo o único: por ser nomeado tanto no céu quanto na terra. Este nome é o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não é maravilhoso ousar escolher trilhar pelo mesmo caminho que ele andou?
(c) Temos de nos atentar para os que “andam entre nós”, mas não são dos nossos.
1João 2.19–20 (NAA)
19 Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos. Porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 20 Mas vocês têm a unção que vem do Santo e todos têm conhecimento.
(d) Essa luta de Paulo pela verdade do evangelho o fazia sofrer: “até chorando”.

κλαίω (klaiō), VB. chorar. fut.ati. κλαήσω; aor.ati. ἔκλαυσα; aor.pass. ἐκλαύσθην. Equivalente hebraico: בכה (52).

Uso do Verbo

1. chorar — chorar profusa e livremente de tristeza ou aflição.

Lucas 6.21 (NAA)
21 — Bem-aventurados são vocês que agora têm fome, porque serão saciados. — Bem-aventurados são vocês que agora choram, porque vocês hão de rir.
(e) Quem são estes “inimigos da cruz de Cristo”?
Gálatas 1.7 (NAA)
7 o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo.
Gálatas 2.21 (NAA)
21 Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vão.
Gálatas 6.12 (NAA)
12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses querem obrigar vocês a se deixarem circuncidar, e agem assim somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
2. Destino. (vv. 19-21)
19 O final da linha para cada um deles é sinistro porque se curvam aos seus próprios desejos e são impotentes diante de seus vícios. Eles se gabam do que deveriam ter vergonha porque suas mentes já não conseguem fazer diferença entre o bem e o mal. Acostumaram-se com o erro. CHAMADOS PARA SER DIFERENTES 20 Mas nós somos cidadãos do céu aqui na terra, livres, curados, restaurados pelo Senhor Jesus, o Messias, 21 que vai transformar nossos corpos cheios de limitações e nos refazer completamente a partir do modelo do seu próprio corpo coberto de luz. Só Ele tem esse poder de restaurar todas as coisas.
Kerr, Guilherme. Pura Alegria: Carta de Paulo aos Filipenses (uma paráfrase) (A Bíblia Poética (paráfrase) Livro 1) (pp. 10-11). Edição do Kindle.
(a) O fim desses “inimigos da cruz de Cristo” é certo:

τελος telos

da palavra primária tello (estabelecer um ponto definitivo ou objetivo); TDNT - 8:49,1161; n n

1) fim

1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo)

Romanos 16.17–18 (NAA)
17 Irmãos, peço que notem bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que vocês aprenderam. Afastem-se deles, 18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre. Com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração das pessoas simples.
(b) O apelo de Paulo aos colossenses ecoa aqui também:
Colossenses 3.2 (NAA)
2 Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra.
(c) Há um destino para os crentes em Cristo, uma pátria (a nossa verdadeira cidadania).
"Ademais, estamos expostos às costumeiras inconveniências desta vida terrena; precisamos ainda de comida e bebida e outras necessidades, mas devemos manter a convivência com o céu na mente e nos afetos. Pois, de um lado, devemos passar serenamente por esta vida; e, do outro, devemos estar mortos para o mundo para que Cristo viva em nós, e para que, por nossa vez, vivamos para ele." (from "Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses (Comentários Bíblicos João Calvino)" by João Calvino)
(d) Somos o povo que espera! “Aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.
Salmo 73.24–26 (NAA)
24 Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. 25 Quem tenho eu no céu além de ti? E quem poderia eu querer na terra além de ti? 26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
Lucas 12.32–34 (NAA)
32 — Não tenha medo, ó pequenino rebanho; porque o Pai de vocês se agradou em dar-lhes o seu Reino. 33 Vendam os seus bens e deem esmola; façam para vocês mesmos bolsas que não desgastem, tesouro inesgotável nos céus, onde o ladrão não chega, nem a traça corrói, 34 porque, onde estiver o tesouro de vocês, aí estará também o seu coração.
(e) O cristianismo é a única religião que prega a ressurreição do corpo!
1Coríntios 15.43 (NAA)
43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.
1Coríntios 15.49 (NAA)
49 E, assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial.
1Coríntios 15.53 (NAA)
53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
2Coríntios 5.1 (NAA)
1 Pois sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos humanas, eterna, nos céus.
Epístolas da Prisão O Valor do Corpo do Cristão

Na reintegração da nossa personalidade com o corpo transformado igual ao corpo de Jesus Cristo, não teremos que lutar contra o corpo, nem sentiremos mais a sua humilhação. Nunca mais sentiremos cansaço ou fome. Cantaremos louvores sem enfado; serviremos sem desejarmos férias. Tudo, e particularmente nossos corpos, estarão subordinados na mais perfeita submissão a Deus. Então, poderemos servi-lo sem qualquer impedimento.

3. Chamado. (4.1)
(a) Paulo enaltece com saudades, os irmãos e irmãs da igreja de Filipos, chamando-os de “minha alegria e coroa”.
(b) A recomendação enfática é: “permaneçam (....) firmes no Senhor”.

στηκω steko

do tempo perfeito de 2476; TDNT - 7:636,1082; v

1) permanecer firme

2) perseverar, persistir

3) manter a posição

(c) Em suma, é lembrar do apelo de Jesus nos evangelhos (Mateus 16.24-28; Marcos 8.34-9.1):
Lucas 9.23–26 (NAA)
23 Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma? 26 Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.
(d) Em suma:
C. S. Lewis:
É um princípio que percorre a vida inteira, do começo ao fim. Entregue-se a si mesmo e encontrará o seu verdadeiro “eu”. Perca a sua vida e salvá-la-á. Submeta-se à morte, à morte das suas ambições e dos seus desejos prediletos todos os dias, e à morte de todo o seu corpo no fim: submeta-se a ele com cada fibra do seu ser, e encontrará a eternidade. Não tente reter nada. Nada que você não tenha entregado chegará a ser realmente seu. Nada em você que não tiver morrido poderá algum dia ressuscitar dos mortos. Busque-se a si mesmo, e a longo prazo só encontrará ódio, solidão, desespero, rancor, ruína e decadência. Busque a Cristo e você o encontrará, e, com ele, tudo o mais.
4. Outras aplicações:
(a) Quem não é amigo da Graça de Deus é inimigo da cruz de Cristo.
Foi Graça Asaph Borba
Quando terminar esta vida e lá no céu eu chegar Haverá uma multidão de irmãos Esperando pra me abraçar, e perguntarão a uma voz Voltados para mim: Oh conta-nos como você, irmão Venceu e chegou aqui
E falarei, e cantarei de Jesus que me salvou Que por este pecador a si mesmo se entregou Foi graça, graça, super abundante graça Graça, graça, preciosa e doce graça Foi graça irmão, graça irmão Eu vos digo que foi assim Foi só pela graça de Jesus Que eu venci e cheguei aqui
(b) A Graça nos alcançou por Jesus e nos levará de volta para a nossa verdadeira casa.
Apocalipse 20.11–15 (NAA)
11 Vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da presença dele, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, que estavam em pé diante do trono. Então foram abertos livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros. 13 O mar entregou os mortos que nele estavam. A morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.
Richard Brooks:
Jonathan Edwards certa vez escreveu: Consideremos bem que, se nossa vida não está na jornada rumo ao céu, então está na jornada para o inferno”.
João 5.24 (NAA)
24 — Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
João 5.29 (NAA)
29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Ilustr.:
Jonas Madureira: “O custo do discipulado”, Ed. Fiel.
Matthew 6:28 NAA
— E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
O lírio do campo não é uma planta rara. Pelo contrário, é uma planta comum entre as outras. Não há nada de extraordinário no lírio. Essa planta não tem uma propriedade especial que justifique destaque em detrimento de outras plantas. Não. O lírio do campo não é- e jamais será- uma "personalidade do ano", digamos assim. Trata-se apenas de uma flor que se perde no meio de tantas outras que crescem no campo. Por essa razão, os lírios do campo não disputam um lugar de destaque. Aliás, não há lugar para o lírio acima de seus iguais.
A despeito de o lirio do campo não ser uma planta rara, tampouco tem um jardineiro, digo, um jardineiro humano. O lírio é do campo. Por isso, nenhum homem, cuida dos lírios, mas, mesmo assim, eles crescem. A sobrevivência deles está inteiramente nas mãos de Deus. Ele é seus jardineiro, somente ele cuida dos lírios.
Kierkegaard:
Muitos vivem em grandes cidades e, por isso, jamais contemplam os lírios do campo; muitos habitam no campo e passam por eles todos os dias sem considerá-los sequer uma vez. Ah! Quantos de fato contemplam os lírios do campo como Jesus contemplava?
Related Media
See more
Related Sermons
See more